08 de setembro de 2022

Qual a diferença entre pré-moldados e pré-fabricados de concreto

Os materiais pré-moldados e pré-fabricados surgiram devido à necessidade de mais eficiência, agilidade e redução de custos na construção civil.  Esses elementos podem ser blocos de concreto, lajes, pilares, paredes e vigas.

Esses materiais, além de minimizarem os riscos em vários tipos  de projetos, reduzem a necessidade de mão de obra. Tratam-se de estruturas modulares, que se encaixam e seguem um padrão pré-definido

No entanto, apesar de similares, são processos diferentes, e saber quais são essas diferenças é essencial para escolher qual está de acordo com os seus objetivos. Para te ajudar a entender a diferença entre os dois produtos, preparamos esse artigo. Acompanhe!

O que são pré-moldados de concreto

Os pré-moldados de concreto são produtos utilizados na construção civil, produzidos em um molde ou “fôrma” reutilizável. O concreto é colocado em um molde, ainda no molde é levado para ser curado em uma área controlada que irá garantir a qualidade da peça. Quando pronto, é transportado para a área da construção para ser utilizado.⠀⠀

O que são pré-fabricados de concreto

Os materiais pré-fabricados são a mesma coisa que os pré-moldados , a diferença está no processo de fabricação das peças, que é feito industrialmente, em fábricas destinadas para esse fim.

Quais as diferenças entre pré-moldados e pré-fabricados

Ambos são produtos estruturais de concreto, quem define a diferença entre os dois produtos é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da norma ABNT 9.062. 

De acordo com a norma, os elementos pré-moldados não têm a necessidade de um controle de qualidade tão rigoroso, não precisando de laboratórios para a sua produção. Eles podem ser fabricados até mesmo no próprio local da obra, em um ambiente desenvolvido para isso. No local estarão os moldes e todo o equipamento necessário para a produção das peças.

Já os pré-fabricados, embora também sejam moldados previamente, fora do local de destino, são executados de forma industrial, em instalações permanentes de uma empresa especializada. Eles exigem um rigor técnico e controle de qualidade maior 

Quais as vantagens de utilizar pré-moldados de concreto?

Além de aumentar a produtividade e a entrega de construções com qualidade, o produto colabora com a sustentabilidade, evita desperdícios e também apresenta maior precisão durante a sua execução. Entenda as principais vantagens:

Menos desperdício 

Um dos grandes problemas das obras feitas com materiais convencionais como tijolo cerâmico é o desperdício dos produtos, diferentemente dos blocos de concreto, por exemplo. 

Normalmente, ao contratar a mão de obra para executar o serviço, são feitas estimativas do que será gasto na construção e, como não há exatidão com outros materiais, é comum ocorrer sobras dos mesmos.  Para que isso não ocorra com o seu projeto, é que esse produto é indicado. 

Entrega da obra no prazo

Conseguir que a obra seja entregue no prazo estipulado nem sempre é possível quando se trata dos produtos convencionais. Afinal, imprevistos acontecem, como a falta ou compra de mais materiais para dar continuidade à construção. 

Ao optar por materiais, como blocos de concreto, você tem uma solução para o problema. Como eles chegam prontos aos canteiros de obra, é possível realizar as outras etapas da construção com mais rapidez, garantindo que seja entregue no tempo determinado. 

Maior precisão

Com o acabamento correto, a pintura bem feita, entre outros itens, o projeto é entregue com a qualidade esperada. Para chegar a essa precisão, os pré-moldados fazem toda a diferença. Eles colaboram para a melhor organização das etapas da obra, desde seu projeto e compra de materiais, até os custos e sua execução.    

Para aproveitar todos os benefícios aqui listados, é importante procurar uma empresa de confiança, que garanta a qualidade esperada, como nós,  da Piramide.

Quer saber mais sobre pré-moldados? Acesse nossa página de produtos. Se tiver alguma dúvida, fale conosco.