14 de junho de 2022

Blocos de concreto: em quais obras podem ser utilizados?

Os blocos de concreto são produtos versáteis, conhecidos pela utilização em diversas obras e até mesmo para compor a decoração da casa. São indispensáveis na construção de alvenaria de vedação e estrutural, como também na construção de muros. Atuam na vedação das paredes e, em alguns casos, acabam assumindo o papel de elemento estrutural.

Assim como a maioria das peças pré-moldadas, oferecem muita praticidade, uma vez que o pedido de peças é definido antecipadamente, possibilitando um planejamento muito mais preciso da execução.

Outra vantagem, é um estímulo indireto sobre a produtividade de cada trabalhador, já que são materiais de fácil manuseio e neutralizam a necessidade de construir peças análogas no próprio canteiro de obra.

Como resultado, os trabalhadores têm menos esforço e mais produtividade em um dia de atividades, ao mesmo tempo em que os gerentes da obra economizam em produtos de concreto. 

Mas se você está na dúvida se pode optar por esse material, nós, da Piramide, preparamos esse texto para explicar quais tipos de obras devem utilizar blocos de concreto. Confira!

Blocos de concreto para pavimentação

Também chamados de pisos intervalados ou Pavers, os blocos formam o pavimento com intertravamento por areia de selagem. Esse pavimento é exposto a cargas, distribuídas pelos blocos e resistidas em conjunto.

É possível utilizá-los para pavimentar ruas, acessos internos, estacionamentos, calçadas e passeios. Elementos de contenção devem ser inseridos em suas extremidades, como cordões em concreto (que podem ser igualmente modulares), por exemplo.

Muro de contenção

Muro de contenção ou muro de arrimo - como também é conhecido - assim como o próprio nome diz, é uma obra feita para conter encostas que correm o risco de deslizar.  Essas encostas podem ser de grande ou pequena escala, desde que apresentem possíveis riscos de desabar. Se apresentam essas características, já é possível criar um muro de contenção para evitar esse tipo de imprevisto.  

Os blocos de concreto, assim como pedras e concreto armado, são os materiais mais utilizados para a construção desses muros. Essa escolha se justifica pelo produto ser um dos mais fáceis e baratos de se trabalhar, além de muito seguro. 

Construção de pavilhões (galpões)

Geralmente quem está tomando a decisão de construir um pavilhão precisa de um serviço que seja eficiente, rápido e o mais prático possível. Os pré-moldados atendem todos esses requisitos e ainda apresentam muitas outras vantagens em comparação aos demais tipos de materiais.

A construção de pavilhões é destinada para diversas  finalidades. É um tipo de edificação que serve como uma extensão da empresa, assim como também um depósito para armazenagem de produtos e maquinários

A construção de pavilhões com blocos de concreto proporciona mais rapidez, eficiência e economia.

Paver para decoração 

Além de todas as vantagens do Paver, também pode ser uma realidade na decoração, tudo depende da criatividade. O material é mais usual em áreas externas e de uso comum, como estacionamentos e calçadas. Porém, é possível utilizá-lo como piso de áreas internas, ou seja, dentro de casa. 

Uma boa opção para área interna é usá-lo na cozinha. Por ser um ambiente que frequentemente fica molhado, ter o Paver como piso é uma vantagem. 

Outra forma de utilização é no gramado do quintal, por exemplo. Para diferenciar o uso comum, basta deixar um espaço entre a grama e o Paver.  Essa opção é bastante utilizada em entradas de garagens ou como uma calçada. Dessa forma, a grama do local se mantém conservada por mais tempo. 

Bloco stone para decoração ou revestimento

A modernidade que o bloco stone oferece permite que você utilize-o onde preferir, agregando na estética do local. Esse bloco possui a mesma estrutura que os blocos de concreto original, tendo como diferença apenas o seu design. 

Ele pode ser utilizado em qualquer espaço dentro da sua casa ou apartamento. Na cozinha, na sala, no quarto ou no banheiro, seja qual for o cômodo, a sofisticação é garantida. Quem está com a construção nas fases iniciais, fica mais fácil ainda saber onde utilizá-lo. Dessa forma, é possível fazer a sua decoração com base no bloco.  

Mas se você não gostou da proposta de usá-lo dentro de casa, a melhor opção são as áreas externas, podendo ser utilizado nos muros do quintal, jardim ou área de lazer. Além disso, pode ser o revestimento externo de casas, aderindo ainda mais ao estilo industrial.   

Construção de casas menores

Já pensou em construir a sua casa com blocos de concreto? Saiba que isso é possível! As peças são essenciais para criar casas mais minimalistas em formato quadrado, as conhecidas “casas caixas”. 

Esse tipo de construção, normalmente de um andar, apresenta uma estrutura mais baixa do que as casas tradicionais, mas pode facilmente ser ampliada quando necessário.

Com todas essas dicas, deu para perceber que blocos de concreto são materiais práticos e com diversas possibilidades. Ficou interessado em saber mais sobre pré-moldados e suas inúmeras utilizações? Acesse o nosso site ou, se preferir, entre em contato. Acompanhe outros conteúdos como esse em nosso blog.