06 de dezembro de 2021

Tenha mais produtividade na obra com pré-moldados

O conceito de construção industrializada visa, entre diversos objetivos, aumentar a produtividade na obra. Para transformar o canteiro de obras em uma verdadeira linha de montagem organizada, o uso de produtos pré-moldados é essencial! No texto de hoje, a Piramide vai te mostrar como o uso de pré-moldados aumenta a produtividade na sua obra, seja ela qual for. Além disso, vamos explicar com detalhes o que são os elementos de concreto pré-moldados e dicas de como tornar a obra mais produtiva no geral. Boa leitura!  

O que são os pré-moldados?

Segundo a NBR 9062, os materiais pré-moldados são peças de concreto produzidas fora do local em que serão instalados definitivamente. Esta norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas trata especificamente este tipo de produto, como as normas para o seu uso e qualidade de produção. Aqui, é importante lembrar a diferença entre peças pré-moldadas e pré-fabricadas. Eles possuem a mesma composição, porém, o seu local de fabricação é diferente. Os pré-moldados podem ser fabricados na própria obra, é claro, em um local específico e com os moldes e equipamentos necessários. Já os pré-fabricados são produzidos em instalações industriais e levados até a obra.  Além da vantagem de aumentar a produtividade na obra, os pré-moldados também auxiliam na diminuição de desperdícios com materiais. Isto porque, com eles, é possível estipular com antecedência a quantidade de material necessário, e assim, utilizar somente o que foi planejado.    

Como os pré-moldados aumentam a produtividade na obra?

Agora que você já sabe o que são os materiais de concreto pré-moldados, além de uma vantagem extra que faz toda a diferença, vamos explicar qual é o papel deles no aumento da produtividade. Como citamos no início deste texto, a construção industrializada utiliza de produtos pré-moldados para melhorar diversos fatores dentro de uma obra. Entre elas, mais qualidade, menor demanda por mão de obra e otimização do tempo e é claro, a produtividade.  Uma obra com alta produtividade demanda muito planejamento. É preciso ter controle de todas as suas etapas para garantir que tudo seja realizado de acordo com o que foi planejado. Ao comprar produtos de concreto pré-moldado, é garantido que, pelo menos, a quantidade de peças seja definida previamente. Uma das vantagens de trabalhar com pré-moldados é poder definir tudo que será necessário antes do início da obra.  Além disso, por demandar menos mão de obra, os responsáveis pela construção também serão beneficiados. Por exemplo, sobrecarregar um único funcionário, o que acaba por impactar na sua produtividade e na qualidade do serviço prestado.  

Dicas extras para garantir a produtividade

1. Mantenha o canteiro de obras sempre organizado

Um local organizado nunca falha em manter os funcionários mais centrados nas suas tarefas. Além de proporcionar um foco maior, diminui o tempo gasto com a desorganização. Já imaginou estar sempre em um canteiro de obras organizado e pronto para começar suas tarefas? Outro benefício da organização é proporcionar maior segurança para todos os envolvidos na obra e que circulam no local.

2. Funcionários seguros

E, falando em segurança, ela é essencial não somente para evitar riscos a todos, mas para também ajudar na produtividade. Funcionários que se sentem seguros para auxiliar seu serviço aumentam seu foco e produtividade na obra.   E aí, gostou de saber como as peças pré-moldadas aumentam a produtividade na obra? Se sim, não deixe de conferir o nosso site e conhecer nosso catálogo de produtos de concreto. Estamos te esperando!