29 de abril de 2022

Blocos de concreto: aprenda a calcular a quantidade

Materiais muito utilizados na construção civil, os blocos de concreto garantem muitos benefícios de uso. Na construção, economizar tempo e dinheiro são fatores primordiais para garantir o sucesso de uma obra e quando o assunto é quantidade na hora de comprar, é preciso de muita atenção, para não gastar mais do que o necessário. 

Antes de dar início às obras, devem ser feitos cálculos a fim de obter a quantidade correta dos materiais necessários para colocar o projeto em execução, como os blocos de concreto. Saiba como realizar esse cálculo e evitar desperdícios. Mas antes, conheça os principais tipos disponíveis no mercado.

Quais os 5 principais tipos de blocos de concreto?

Atualmente, existem diversos tipos de blocos de concreto para atender às diferentes situações que podem exigir um projeto. Veja quais são:

1. Bloco de concreto estrutural

O bloco de concreto estrutural é a principal opção entre os diferentes tipos. Juntos, eles formam a conhecida alvenaria estrutural. Eles atuam tanto como vedação como pilares e vigas. Ou seja, as paredes apresentam função de estrutura para a edificação.

2. Bloco de concreto de vedação

Funciona como o bloco de alvenaria cerâmica. Sua função não é estrutural, mas sim o de vedar a construção, garantir privacidade e proteger do sol, vento e chuva. Além disso, serve para separar os ambientes internos.

3. Canaleta de Concreto

Muito utilizados, estes blocos são feitos em formato de “U”. Podem ser blocos de concreto estrutural ou mesmo de vedação. Por conta do seu formato, é possível criar estruturas muito resistentes a partir dele, construindo vigas e cintas, aliando o material ao aço e concreto.

4. Bloco elétrico e hidráulico

Como os blocos estruturais não podem ser quebrados, eles oferecem pouca liberdade de reforma. Para passar os projetos complementares, é necessário um bloco especial, também chamado de bloco elétrico e hidráulico.

5. Blocos de concreto de amarração

São blocos que servem para amarrar as paredes ou grautes. Apresentam uma dimensão que varia de 04 a 54 cm de comprimento. O objetivo destas várias medidas é não necessitar cortes, diminuindo custos e acelerando a obra com desperdício zero

Calculando a quantidade de blocos de concreto

Depois de definir qual o tipo de blocos de concreto que serão usados na obra, é hora de calcular a quantidade necessária para o seu projeto. Assim você ganha tempo e evita surpresas desagradáveis na hora da obra. Para fazer isso, basta ter em mãos as áreas a serem construídas e subtrair as portas e janelas. Vamos explicar o passo a passo. Confira:

1. Com o projeto em mãos, calcule a área total das paredes — considerando portas, janelas e demais vãos. Para isso, você pode multiplicar a altura da alvenaria e multiplicá-la pelo perímetro do cômodo.

2. Calcule a área onde não haverá blocos, ou seja, portas e janelas, e subtraia pelo valor encontrado no item anterior. Feito isso, você terá a área correspondente à que será preenchida pelos blocos.

3. É indicado o seguinte consumo de blocos por m² de superfície: bloco de concreto 14 x 19 x 39 cm = 12,5 unidades por m².

4. Após realizar os cálculos, aumente em mais 10% da quantidade total em ½ bloco, a porcentagem de perda de material já está inclusa nesse valor.

Realizar o cálculo correto da quantidade de blocos de concreto de uma obra é de extrema importância para o sucesso de qualquer construção. Com isso, você consegue negociar valores com fornecedores e ter maior controle dos materiais. O procedimento pode até ser simples, mas exige muita atenção para que nenhum detalhe do projeto seja perdido. 

Agora que você já sabe calcular a quantidade e já tem em mãos os números necessários para executar a obra, precisa de blocos de concreto de qualidade para o seu projeto? Entre em contato e solicite um orçamento.