25 de julho de 2022

Paredes de concreto ou alvenaria: como evitar que fiquem tortas

Paredes tortas causam diversas complicações em uma obra, como dificuldade para fechar janelas e portas, problemas no piso e no forro e móveis que não encaixam bem nos cômodos. Ao executar o projeto, é essencial atentar-se para que paredes de concreto ou alvenaria fiquem alinhadas.

Você já imaginou, depois de um longo período de obra, se deparar com problemas estruturais? E o pior é que isso poderia ter sido impedido com planejamento e se o processo de construção tivesse sido feito com atenção. O dinheiro investido com materiais daria somente “dor de cabeça” em uma possível reconstrução ou disfarce do problema.

Quer saber como evitar que paredes de concreto ou alvenaria fiquem tortas? Então continue a leitura.

Passo a passo para que as paredes de concreto ou alvenaria fiquem alinhadas 

Essas dicas são essenciais para evitar que as paredes de concreto ou alvenaria fiquem tortas. Preste atenção nas orientações. Acompanhe:

Use prumo, nível e esquadro

Mesmo para profissionais experientes e qualificados, é totalmente não recomendado erguer uma parede seguindo a própria intuição. Para obter um bom resultado, use as ferramentas a seguir:

Prumo: serve para verificar se os tijolos e blocos de concreto estão no mesmo alinhamento vertical. Encoste a parte de madeira do prumo na área superior da parede e estique o fio até embaixo. Verifique a posição do pêndulo, ele não deve ficar encostado ou afastado demais, apenas próximo.

Nível: serve para verificar se os tijolos ou blocos de concreto estão no mesmo alinhamento horizontal. A dica é escolher um nível de referência de 1 metro até o solo e transportá-lo para as paredes de todos os cômodos por meio do método da mangueira transparente com água.

Esquadro: serve para verificar a angulação no encontro de duas paredes. Normalmente, é um ângulo de 90º.

Para garantir o alinhamento nesses três sentidos, são necessárias checagens com o prumo, nível e esquadro ao concluir ⅓ da parede, ⅔ da parede e ao concluir toda a obra.

Existe ainda, outra ferramenta, também utilizada para a execução de paredes de concreto ou alvenaria, o escantilhão. Com ele, é possível garantir que o serviço está dentro das especificações do projeto.

Faça a vistoria 

Quando chegar a hora de fazer o piso, forro e pintura do local, se as paredes estiverem tortas, o gasto com materiais e acabamentos pode ser até 10% maior. Por isso, antes de passar para essa etapa, faça uma vistoria.

No caso de imóveis novos, comprados direto com a construtora, os proprietários podem exigir que os locais imperfeitos sejam refeitos ou que a construtora se responsabilize pelos ajustes necessários. Se a empresa se negar, você pode registrar uma queixa no Procon.

Se o serviço foi executado por um pedreiro, é importante que o contrato esteja bem definido para poder exigir os reparos ou fazer uma reclamação nos órgãos de defesa do consumidor.

Reboco não corrige a parede

Se o pedreiro resolver corrigir o problema de paredes de concreto e alvenaria que ficaram tortas com reboco, o gasto de material será muito maior e o custo também. Se esse revestimento ficar muito grosso, pode soltar da parede e cair, ou ficar cheio de rachaduras. 

De acordo com a norma que regula e orienta a construção de paredes, o reboco deve ter espessura entre 1 cm e 3 cm, no máximo. Mas, na verdade, estamos falando de três camadas de revestimento que vão depois do tijolo (chapisco, emboço e reboco) e que costumam ser chamadas só de reboco.

Prefira comprar tijolos ou blocos de qualidade

Você já sabe que, muitas vezes, o barato sai caro. Ao economizar, comprando blocos ou tijolos de má qualidade, você pode ter prejuízos futuros, pois a perda por quebra será grande.

Peças com problemas não dão a segurança necessária para a sua obra e apresentam variações no tamanho. Quando o problema surgir, haja argamassa para  tentar corrigir as imperfeições.

Ao comprar o material, fique atento à procedência dos produtos e certifique-se que cumpram as normas de qualidade. Eles têm dimensões exatas.

Precisa construir com blocos de concreto, blocos arquitetônicos ou precisa de pavimentos de concreto? Nós, da Piramide Pré-Moldados, oferecemos produtos de qualidade, que seguem todas as normas técnicas exigidas.

Essas dicas foram úteis? Conheça mais sobre nossos produtos e, se tiver alguma dúvida, entre em contato.