11 de julho de 2022

Como saber se o paver é de qualidade?

A durabilidade dos pavimentos intervalados está diretamente relacionada à qualidade do paver. Materiais de baixa qualidade podem causar prejuízos nas obras onde são utilizados. Existem muitos fabricantes e, infelizmente, não são todos que seguem as normas necessárias para uma correta fabricação do produto.

A boa notícia é que é fácil identificar se um paver é de qualidade ou não. Por isso, nós, da Piramide Pré-Moldados, separamos algumas dicas esclarecedoras sobre o assunto. Continue a leitura!

Será que o paver é mesmo de qualidade?

Existem ensaios descritos nas Normas brasileiras NBRs 12118, para os blocos e na NBR 9781 para pavers. Eles determinam se o produto atende ou não aos requisitos mínimos necessários para um bom desempenho após a sua aplicação. 

No entanto, para obras onde o custo dos ensaios não se justifica, existe uma série de observações para identificar com antecedência se os produtos terão um bom desempenho. Confira:

Teste do peso

Concretos de mesmos materiais e mesmas proporções, possuem resistência proporcional à sua densidade e essa proporcional ao peso da peça. Sendo assim, peças de mesma geometria e fabricadas com o mesmo traço, que apresentem diferença de massa (peso) entre elas, possivelmente terão diferença em sua resistência.

Quanto mais leves forem as peças, mais porosas serão e, portanto, menor será a resistência e maior a absorção de água. A variação entre elas deve ser de, no máximo, 5% para mais ou para menos.

Medidas uniformes do paver

Uma peça de pavimento intertravado de concreto  de qualidade, dentro das normas, não pode apresentar variação maior que 3 mm na altura, largura e comprimento. Grandes diferenças de tamanho prejudicam o alinhamento e dificultam o assentamento do produto.

Teste de absorção de água

Se o produto for de alta qualidade, deve apresentar baixa absorção de água, devido a melhor compactação do concreto durante a sua fabricação. A absorção média exigida pela norma não pode ultrapassar 6%.

Para testar a absorção de água é muito simples: primeiro disponha algumas peças em uma superfície nivelada, em seguida derrame algumas gotas de água sobre elas. 

Caso a água não seja absorvida, ou demore para ser absorvida, significa que o material foi bem compactado, indicando que há uma pequena quantidade de vazios dentro da peça, indicativo de resistência e quantidades adequadas de cimento.

Outra dica é mergulhar algumas peças na água e observar a quantidade de bolhas de ar que se formam. Se o material tiver as propriedades adequadas irá produzir uma pequena quantidade de bolhas.

Arestas

Se o paver se apresentar arestas irregulares, foi fabricado com concreto inadequado, podendo ser pouca água no processo de mistura e/ou curva granulométrica irregular.

Isso indica que não houve a formação da pasta, um recurso importante para proporcionar a coesão necessária e a compactação do concreto, indispensáveis para se obter a máxima resistência com os materiais empregados.

Variação de cor do paver

Verifique a cor do produto, se apresentar grande variação de tonalidade em um único lote, é provável que tenha ocorrido variação na quantidade de água utilizada para mistura. O resultado são pavers de diferentes densidade e baixas resistências no mesmo lote.

Misturas com umidade adequada produzem lotes de cor homogênea, peças levemente mais claras (devido ao afloramento da pasta) e indicam baixo desvio padrão, perfeito controle de processo e boa qualidade do produto.

Teste das estrias

Se o bloco ou o paver foram feitos com a umidade adequada, apresenta uma textura com ranhuras verticais no sentido de deforma. Essas estrias ocorrem pela presença da pasta de cimento que foi expulsa do centro da peça devido à compactação total, indicando que o material obteve o adensamento correto.

Teste do som

Pegue duas peças bem secas e bata uma contra a outra. Peças compactas produzem sons mais estridentes (som metálico), já as porosas produzem sons suaves (sons chocos).

Com essas dicas certamente vai ficar mais fácil identificar se o paver que está comprando é qualidade ou não. Mas para que você fique seguro, procure um fornecedor de confiança

Nós, da Piramide Pré-Moldados, utilizamos equipamentos tecnológicos, seguindo todos os padrões de qualidade. Entre em contato e solicite um orçamento. Aproveite e conheça nossos produtos.