30 de maio de 2022

Assentamento de bloco de concreto: passo a passo de como fazer

Se é a primeira vez que faz o assentamento de bloco de concreto, será necessário planejar as etapas com antecedência. É essencial que os materiais sejam adequados ao projeto e ao terreno onde será erguida a construção.

Mas, para te auxiliar nessa missão, nós da Piramide, preparamos um passo a passo de como fazer o assentamento de bloco de concreto. Confira!

Quais as ferramentas necessárias?

Antes de saber como iniciar o assentamento de bloco de concreto, saiba quais são as ferramentas necessárias:

- Argamassa;

- Palheta para assentamento de blocos de concreto;

- Prumo e nível;

- 30 m de corda;

- Mangueira de jardim;

- Bacia de concreto ou carrinho de mão;

- Chapas de madeira de 9 mm e 15 mm;

- Martelo de borracha;

- Tábuas de 5 x 10 cm para a armação;

- Vergalhões.

Como realizar o assentamento de bloco de concreto?

Antes de iniciar o trabalho, deixe o local limpo, livre de restos de óleos, graxas e outros produtos. Organize um estoque de blocos e deixe-os próximos à obra.

Feito isso, você está pronto para iniciar o passo a passo do assentamento de bloco de concreto:

1. Entenda o que é a sapata: 

Toda parede de concreto deve ser amparada por uma sapata estável de concreto, de profundidade e largura equivalentes a, pelo menos, o dobro da espessura da parede. A sapata será moldada por uma armação de tábuas de 5 x 10 cm e estacas de madeira.

2. Conheça o terreno:

Verifique se o posicionamento da sapata não vai interferir no escoamento da água. Antes de começar o trabalho, estude o terreno com atenção. Veja, sobretudo, como ele se comporta após uma chuva. Afetar o fluxo natural da água poderia inundar propriedades próximas.

3. Prepare as tábuas: 

Usando tábuas de 5 x 10 cm, faça uma trilha de largura equivalente ao dobro da largura dos blocos de concreto. Prenda as tábuas com estacas de madeira.

4. Despeje o concreto na sapata:

Ele dará sustentação à parede. Preencha toda a cavidade e regularize o concreto correndo uma tábua de 5 x 10 cm ao longo do topo da armação. Isso o fará se espalhar de modo homogêneo.

5. Espere a sapata secar:

Antes que a construção possa começar, o concreto precisará de tempo para se enrijecer. Se a estrutura que você planeja construir é pesada, precisa deixar o concreto secar por, pelo menos, três dias.

6. Planeje e demarque as quinas:

Antes de começar o assentamento de bloco de concreto, visualize cada quina das paredes. Demarque cada uma delas com estacas de madeira. Amarre uma corda em volta de todas as estacas para saber onde serão as faces das paredes.

7. Determine o número de blocos:

Depois de secar a sapata, posicione os blocos de concreto deitados ao longo dela e anote quantos serão necessários para a primeira fiada. Não use argamassa ainda. Para levar em conta o espaço ocupado pela argamassa, coloque entre os blocos uma chapa de madeira de 8 x 12 cm. Após a estimativa, tire os blocos e prepare-se para assentá-los de verdade.

8. Prepare a argamassa:

Separe uma porção equivalente a uma dosagem de argamassa, verifique a quantidade recomendada pelo fabricante. Providencie um recipiente — um balde de 20 L  — onde você possa incorporar a água à argamassa.

9. Espalhe argamassa:

Com a colher de pedreiro, espalhe algumas porções de argamassa próximo a uma das quinas da sapata. Crie uma camada de 2,5 cm de profundidade, 20 cm de largura, e comprimento correspondente ao de três ou quatro blocos.

10. Assente o bloco em uma das quinas da parede:

Comece por uma das extremidades e,  se você comprou blocos de canto, use um agora. Assentar primeiro o bloco da quina ajuda a dispor os restantes na forma correta.

11. Espalhe argamassa nas laterais:

Usando a palheta para assentamento, aplique uma camada de pelo menos 2,5 cm de espessura em cada lado do próximo bloco. Tente manter todos alinhados à corda presa nas estacas. Não aplique a argamassa no lado de fora do primeiro bloco de concreto.

12. Continue assentando os blocos:

Comece a instalá-los de um canto para o outro da parede. Aplique a argamassa na lateral do bloco antes de assentar o que ficará ao lado.

13. Confira o alinhamento:

Antes de instalar a próxima fiada, veja se todas as unidades estão alinhadas. Coloque o nível de carpinteiro sobre o primeiro conjunto de blocos. Faça isso nas porções exteriores e central da parede.

14. Espalhe a argamassa no topo da primeira fiada:

Crie uma camada de 2,5 cm de espessura, de largura igual à do bloco, e que cubra a superfície de três blocos. Siga na mesma direção em que você vai assentar os blocos da primeira fiada.

15. Empilhe os blocos:

Assente o primeiro bloco da segunda fiada de modo que a lateral desse esteja alinhada ao meio do primeiro bloco da primeira fiada. Essa é a disposição usual em paredes de alvenaria. Intercale os blocos da mesma forma nas fiadas seguintes.

16. Adicione os reforços:

Eles podem ser necessários se as paredes da estrutura forem muito altas ou se a capacidade do terreno suportar o peso for desigual. Instale vergalhões de 6 mm nos aberturas dos blocos, com as extremidades sobrepostas entre 5 a 8 cm.

Agora que você já sabe o passo a passo para realizar o assentamento de bloco de concreto, não esqueça de adquirir os materiais de qualidade para realizar a obra. Acesse o nosso site ou entre em contato.