14 de março de 2022

Conheça as normas de alvenaria estrutural segundo a ABNT

Normas técnicas são leis comuns a todos os setores de todas as esferas sociais, desde as normas acadêmicas para a padronização de trabalhos e artigos universitários, até a normas de alvenaria estrutural, inseridas dentro das normativas da construção civil que regularizam as etapas e processos de obras.

Apesar de estarem presentes em praticamente todas as esferas de atuação, a importância das normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ainda não é bem compreendida pelo grande público, que em sua maioria nem sequer sabe da existência de padrões técnicos para a plena entrega de produtos e serviços.

E este desconhecimento é ainda mais tangível em setores de nicho da indústria, os quais contam com normas ABNT extremamente específicas voltadas para o controle de qualidade, e as normas de alvenaria estrutural constituem um desses nichos.

Pensando em elucidar nosso público leitor sobre o assunto, nós da Pirâmide exploraremos hoje qual a importância dos documentos elaborados pela ABNT — tanto para as empresas quanto para os consumidores —, o que dizem sobre as normas de alvenaria estrutural e em que medida essas normas beneficiam o setor de construção como um todo.

Boa leitura!

Normas de alvenaria estrutural: quais são e o que dizem?

Historicamente, houveram duas principais normas de alvenaria estrutural, a NBR 15812/2010 e a NBR 15961/2011, que apresentavam normativas ligeiramente arcaicas e incompatíveis com as novas técnicas de alvenaria praticadas no mercado, resultando na sua subsequente dissolução.

Posteriormente, notou-se a necessidade de explicitar normas mais específicas para o controle de qualidade dos blocos pré-moldados, e a ABNT preparou a NBR 12118/2014 e a NBR 6136/2016, as quais estipulam métodos de ensaio/análise e requisitos de produção, respectivamente. 

Essa primeira dedicava-se a elaborar padrões normativos de controle de produção e qualidade com base em análises empíricas de matérias-primas, processos de manufatura e dos produtos finais, olhando particularmente para fatores como impermeabilidade, resistência à compressão e coeficiente de secagem.

Já a NBR 6136/2016, que ainda é válida, preocupa-se em garantir a padronização produtiva de blocos de concreto vazados, tendo o propósito mais específico de qualquer uma das normas de alvenaria estrutural até o momento. 

A partir do ano de 2020, essas normativas foram anexadas dentro da ABNT NBR 16868, que passou a servir como um documento unificado sobre regulamentações de sistemas construtivos com blocos cerâmicos e de concreto. 

A norma NBR 16868, é subdividida em 3 seções: 

Como podemos observar no esquema acima, as atuais normas de alvenaria estrutural foram elaboradas com base nas etapas de construção em si, o que não só facilita a leitura e compreensão do documento, mas também possibilita uma consulta muito mais prática e objetiva.

O documento em si é demasiado longo e foge do escopo de nossa análise exaurir seus detalhes, mas em linhas gerais a NBR 16868 apresenta um tripé operacional que visa auxiliar as construtoras, arquitetos e trabalhadores a garantir que todas as etapas da construção sejam seguidas da forma mais segura possível, desde verificações estruturais, estratégias de supervisão, entre outras.

E então, conseguiu entender um pouco mais sobre as normas de alvenaria estrutural e como são importantes para a integridade das obras, das equipes e dos materiais usados? 

Se quiser mais conteúdos como este, ou se procura uma empresa comprometida em entregar produtos certificados e de altíssima qualidade, não deixe de acessar o site da Pirâmide e entrar em contato conosco!