Conheça os principais tipos de sistemas construtivos
Para que uma construção seja realizada, existem diversos sistemas construtivos. Eles são parâmetros, processos e atributos que estruturam uma edificação, definindo as matérias-primas que serão adotadas para a execução de uma obra.
Entre os diferentes sistemas construtivos, os mais usuais são: alvenaria de vedação ou convencional, alvenaria estrutural, steel frame, wood frame e paredes de concreto. No Brasil, o mais utilizado é a alvenaria convencional, no entanto, novas tecnologias estão aparecendo e passando a ser adotadas.
Definir os métodos construtivos, antecipadamente, é indispensável para o sucesso de um projeto. Pensando nisso, nós da Piramide preparamos esse conteúdo para que você conheça os principais tipos de sistemas construtivos. Confira.
Quais são os principais sistemas construtivos?
A escolha dos sistemas construtivos implica uma série de variáveis para a construção de uma obra. Conheça quais são os 5 principais:
1. Alvenaria de vedação ou convencional
Bastante utilizadas no Brasil, as edificações de alvenaria de vedação ou convencional compõem-se por vigas, pilares e lajes de concreto armado, os quais são preenchidos com unidades menores, como tijolos, lajotas e blocos de concreto.
Esses elementos fazem parte da estrutura para a sustentação da edificação, a alvenaria tem a função de vedar e separar ambientes. Para isso, geralmente são utilizados blocos cerâmicos.
2. Alvenaria estrutural
A alvenaria estrutural utiliza peças como blocos, vigas e pilares. A vedação e a estruturação do imóvel ocorrem ao mesmo tempo. Geralmente o método é do tipo estrutural armado, (com blocos preenchidos de concreto e fixados com aço), não armado (paredes de alvenaria, reforçadas com vergas e cintas, mas sem armação) e parcialmente armado (com paredes construídas com alvenaria armada e outras com alvenaria não armada).
O projeto de alvenaria estrutural deve ser muito bem detalhado e estar em sintonia com os projetos elétrico e hidro-sanitário. Os vãos da edificação também devem ser definidos de acordo com a modulação do bloco que será utilizado.
A alvenaria estrutural exige mão de obra com mais precisão no assentamento, já que as paredes sustentam a edificação.
3. Wood frame
O termo wood frame traduzido para o Português significa “quadro de madeira”. Esse sistema usa perfis de madeira, formando placas estruturais, que conseguem resistir à carga do telhado e do pavimento, transmitindo as forças para a fundação.
Esse é um dos sistemas construtivos bastante aplicado na construção civil nos Estados Unidos, e é conhecido por acelerar o processo de edificação, tornando-o mais sustentável.
4. Steel Frame
O steel frame, que, traduzido do inglês, significa “estrutura de aço”, é um sistema industrializado e racionalizado. A estrutura é formada por perfis de aço galvanizado e o fechamento é feito por meio de placas cimentícias, de madeira ou drywall.
A principal vantagem do steel frame para os outros sistemas é a limpeza do canteiro de obras, pois a geração de resíduos é mínima e não há necessidade do uso de água.
5. Paredes de concreto
Nesse sistema construtivo a estruturação e a vedação são feitas com concreto, que é moldado no local e pode ser incorporado, parcialmente, a outras instalações. As paredes são concretadas com o auxílio de fôrmas de madeira ou metálica, que são montadas in loco de acordo com o projeto arquitetônico.
As instalações hidráulicas e elétricas são embutidas, não havendo a necessidade de quebra de paredes e retrabalhos.
O método ainda é pouco utilizado em obras residenciais no Brasil, pois o planejamento e o acompanhamento da obra exigem tempo, mas reduz os custos com mão de obra e evita trabalho improvisado.
Com os avanços tecnológicos, a construção civil caminha rumo à industrialização e à melhoria dos sistemas construtivos. Comparado a sistemas industrializados, métodos mais tradicionais já se mostraram menos eficazes.
Para encontrar o sistema mais adequado para cada edificação, é preciso analisar todas as opções. Cada um tem seus benefícios e suas particularidades. Por isso, é necessário entendê-los e saber para qual tipo de obra cada um é recomendado.
Nesse texto, você conheceu os diferentes sistemas construtivos e suas principais características. Falamos sobre alvenaria convencional e estrutural, wood frame, steel frame e paredes de concreto.
Agora, você pode avaliar qual se adequa mais ao seu projeto. Por isso, antes de pensar na mão de obra e no orçamento, avalie o método que melhor se aplica à estruturação da sua obra.
Quer ter acesso a mais temas relacionados a esse? Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais.