31 de outubro de 2022

Como os pré-moldados melhoram a produtividade da obra?

A produtividade é um dos grandes desafios na construção civil. Afinal, como acelerar a velocidade da entrega de uma obra sem perder a qualidade? É nesse cenário que os pré-moldados entram como um forte aliado.

Esses elementos estruturais cada vez mais ganham destaque no Brasil, pois fornecem ganho de tempo e transformam os canteiros de obras com sua eficiência e praticidade. 

Para você entender mais sobre o assunto, confira o que são e como os pré-moldados podem ajudar diretamente na produtividade da sua obra. Acompanhe a leitura!

O que são pré-moldados?

Os pré-moldados são peças estruturais fabricadas a partir de um molde ou fôrma reutilizável. O concreto é adicionado em uma dessas duas opções, o qual será curado em uma área controlada para garantir a sua qualidade. 

Dessa forma, cada peça pré-moldada terá as medidas ideais para agilizar e facilitar uma construção.

É importante lembrar que os pré-moldados são diferentes dos pré-fabricados de concreto, ou seja, o que distingue um do outro é o processo de fabricação das peças. 

Como os pré-moldados melhoram a produtividade da obra?

Os pré-moldados possuem diversos benefícios que ajudam diretamente na produtividade. Desde oferecer menos demanda por mão de obra até melhorar o aproveitamento do tempo de construção. Confira quais são eles a seguir:

Redução de mão de obra

Um dos principais benefícios dos pré-moldados é a redução da mão de obra nos canteiros. Isso significa que os gestores e diretores não precisarão contratar muitos colaboradores para executar o projeto, pois a montagem das estruturas se torna mais simples do que uma construção comum. 

Esse fator ajuda diretamente na produtividade, pois o processo de trabalho é mais organizado e otimizado.

Planejamento adequado

O manuseio de pré-moldados exige alto planejamento, principalmente para decidir as peças necessárias para cada etapa do projeto. Dessa forma, você consegue definir previamente todas as estruturas moldadas antes do início da obra. 

O manuseio de pré-moldados exige alto planejamento.

Mais velocidade nos canteiros

Os pré-moldados transformam simples canteiros de obras em uma linha de montagem. A partir disso, com as peças já prontas, os funcionários conseguem fixá-las com mais facilidade e aumentam a velocidade de execução do projeto.

Outro ponto interessante é que as peças pré-moldadas podem ser produzidas em paralelo às atividades no canteiro da obra. É válido definir um grupo de funcionários para realizar as atividades de moldagem das peças, enquanto há outros grupos na terraplanagem, por exemplo.  

Menos estoque de insumos

As peças vão prontas e previamente definidas para a obra. Com isso, a quantidade de estoque no canteiro é reduzida. Isso significa que você terá menos acúmulo de insumos, desde areia, brita, madeira, aço, entre outros. 

Assim, auxilia diretamente na produtividade dos funcionários, visto que terão mais agilidade de locomoção no terreno e também no manuseio de todos os pré-moldados. 

Redução de sobrecarga das atividades

Um colaborador sobrecarregado não consegue produzir com agilidade e eficiência. Ao trabalhar com os pré-moldados, você consegue diminuir a quantidade de tarefas em um ou mais funcionários, minimizando os riscos de falhas e atrasos na execução. 

Diminuição de acidentes em obras

A construção industrializada também ajuda a reduzir possíveis acidentes durante a obra. Com o manuseio de peças prontas, os funcionários conseguem utilizar equipamentos adequados e mais seguros para fixar e encaixar as estruturas. 

Nesse sentido, todos os trabalhadores se sentem mais seguros ao realizar suas atividades, consequentemente, aumentam a produtividade na obra.

Viu só como os pré-moldados são imprescindíveis para ganhar mais tempo em uma obra? É uma solução inovadora para cumprir prazos sem perder a qualidade e manter sua equipe em segurança. 

Na Piramide, você encontra excelentes soluções de pré-moldados para o seu projeto. Que tal obter mais informações? Faça o seu orçamento com a gente!