27 de junho de 2022

Calçada de paver ou concreto: qual a melhor escolha?

Ao realizar o planejamento de uma obra, geralmente surgem dúvidas na etapa de construir a calçada. Calçada de paver ou de concreto? Esse é um questionamento comum. Por mais que seja uma das últimas partes a ser executada, é preciso que seja planejada juntamente com todo o contexto da construção, para avaliar o custo, mão de obra, materiais e até mesmo o prazo de entrega da obra. 

Existem vários produtos no mercado com a finalidade de concepção da calçada, os mais usados na construção civil são: o concreto e o paver. Mas para decidir qual utilizar, é preciso conhecer um pouco melhor cada um dos produtos, quais os diferenciais e seus principais benefícios.

Por isso, no texto de hoje, nós, da Piramide Pré-Moldados, vamos abordar qual destes materiais é a melhor escolha. Confira! 

Calçada de paver

Paver é uma peça pré-moldada, que também é fabricada a base de concreto. Porém, sua principal diferença está na forma de instalação e produção das calçadas. Os pavers são pequenas peças que se encaixam umas nas outras, e quando montadas elas ficam intertravadas, dando origem a um pavimento. 

Devido a esse diferencial na forma de instalação, a calçada de paver apresenta grande vantagem em relação ao concreto no momento da construção. O paver une a resistência do concreto com a capacidade de acompanhar as movimentações térmicas de um pavimento.

Calçada de concreto

Concreto é o tipo de material mais utilizado na construção civil há muitos anos. A base do material é feita de água, areia, cimento, pedras britadas e outros aditivos. Para construir uma calçada de concreto é possível trabalhar de duas formas: concreto usinado ou concreto rodado em obra. 

O concreto usinado é indicado para construções maiores, sendo produzido no caminhão-betoneira. Esse tipo de processo garante uma padronização maior na obra e menor tempo para execução. 

Já o concreto rodado é recomendado para obras menores, pois é produzido em menor escala. Nesse processo, é preciso redobrar a atenção para fazer com que os traços fiquem os mais padronizados possíveis. 

A escolha entre esses dois processos para construir uma calçada de concreto, vai depender do tamanho do projeto, da mão de obra e orçamento disponível. 

Uma das preocupações na construção da calçada de concreto são as fissuras e rachaduras que muitas vezes acontecem, causadas principalmente pelas falhas nas juntas de dilatação. Quando essas juntas de dilatação não são feitas ou são mal dimensionadas, elas começam a criar fissuras nos pontos mais frágeis do concreto.

Qual é a melhor para a sua obra?

Apesar de ambas serem tipos de calçadas de concreto, o processo de aplicação e o resultado final são diferentes. Para escolher entre paver ou concreto, observe:

Durabilidade e manutenção

Com o passar do tempo, as estruturas de concreto, especialmente as que ficam expostas ao sol, chuva, sujeira e abrasão, tem a tendência de apresentar pequenas fissuras, desgaste superficial, marcas de infiltração, além do surgimento de matéria orgânica.

Mesmo com juntas de dilatação executadas, é possível que as movimentações térmicas causem falhas.Outros problemas das calçadas de concreto, são a umidade e surgimento de matéria orgânica como lodo e vegetação.

Por isso, é necessário fazer manutenções periódicas no local. É possível refazer áreas danificadas, e reparos pontuais em calçadas de concreto, porém, corre o risco da padronização ser afetada.

A calçada de paver também demanda manutenção contra o surgimento de matéria orgânica, no entanto, não sofre com trincas e rachaduras.

Sendo assim, podemos dizer que a durabilidade da calçada de paver é maior, e a manutenção de peças soltas pode ser realizada sem comprometer a padronização da calçada.

Padronização 

O concreto pode sofrer alterações na aparência devido à mudança na proporção dos materiais a cada traço. Mesmo que o trabalho seja bem executado, é difícil manter um padrão visual quando se constrói uma calçada de concreto.

Com o tempo, as variações volumétricas do concreto vão apresentando diferenças, além de aumentar o risco de surgirem rachaduras.

Já na calçada de paver, quando  feita com material de confiança, esse risco não existe, pois todos os blocos passam por um rigoroso controle de qualidade, o que garante a padronização e homogeneidade.

Instalação

A opção de concreto tem um processo de instalação simples. O maior tempo gasto é o que o material leva para secar, sendo necessário evitar o tráfego no local durante esse período.

O paver precisa de um trabalho maior na hora da preparação, o que inclui escavação, nivelamento, base, compactação, preparo da areia e das peças de paver, além do processo de finalização com o selamento dos blocos. 

A vantagem é que não precisa de tempo para secar, permitindo o uso do local logo após a instalação.

Conhecendo as características da calçada de paver e de concreto, as vantagens, aplicações e procedimentos, ficou mais fácil escolher qual é melhor para o seu projeto? Precisa de blocos de concreto ou paver de qualidade para a sua obra? Entre em contato e solicite um orçamento.