30 de setembro de 2020

Principais vantagens do paver permeável para sua obra

No texto de hoje vamos falar sobre uma estratégia de pavimentação permeável que é bastante utilizada atualmente e que apresenta grandes vantagens em relação aos outros tipos de pavimentações. Vamos conhecer um pouco mais sobre o paver permeável e quais as vantagens de utilizá-lo em sua obra   Boa leitura!   Para início de conversa, precisamos entender o que é uma pavimentação permeável. Resumidamente, é considerado um piso permeável, os produtos que permitem que a água escoe entre as peças, como, por exemplo, a pavimentação de paver permeável, onde a água escoa pelos espaços entre o encaixe das peças intertravadas.  Essa estratégia de pavimentação permeável pode ser utilizada em ciclovias, estacionamentos, estradas, calçadas, áreas externas e muitos outros ambientes. Fazem parte desse método pisos como o asfalto poroso, ecopavimento com agregados ou grama, concreto permeável e pavimentos intertravados também conhecidos como pavers, já citados acima.   

Tipos de pavimentos permeáveis 

  Os pavimentos permeáveis de concretos mais conhecidos e utilizados são:     Cada pavimento funciona de uma forma diferente com relação a água que será absorvida, por isso é importante entender cada uma das opções e identificar qual se adequa melhor ao ambiente escolhido.  Existem três níveis diferentes de infiltração para cada tipo de piso permeável, para escolher qual nível será usado na sua obra, é essencial identificar o tipo de solo e quais as características do ambiente.     

Pavers de concreto

  Pavers de concreto são peças pré-moldadas durante a sua fabricação, e quando instaladas se encaixam umas nas outras formando a pavimentação com peças intertravadas. Para que essas peças possam ser consideradas permeáveis, suas articulações são preenchidas com agregado poroso, solo vegetado ou deixadas vagas.   

Quais as vantagens em utilizar o paver permeável? 

      Em terrenos onde a permeabilidade seria um problema, com o uso do paver permeável é possível ter um maior aproveitamento de toda a área construída, sem precisar se preocupar com a drenagem do terreno.  O paver permeável irá permitir que a área construída esteja pavimentada e ainda assim permeável, trazendo mais segurança e conforto para os usuários daquele espaço, evitando as poças d’água e garantindo maior aderência.        Os poros do concreto das peças acabam atuando como um filtro, impedindo que passem impurezas e metais pesados para o lençol freático. Ou seja, a água infiltrada pelos pavimentos é armazenada nas camadas inferiores: base e sub-base. E poderá ser conduzida ao lençol freático por meio de subleito.        É muito comum o acontecimento de enxurradas e enchentes em áreas urbanas. E quando isso ocorre o volume de água é muito alto, por isso automaticamente a demanda do sistema de drenagem urbana fica sobrecarregado. A utilização de uma pavimentação permeável, nesse caso, auxilia no escoamento do solo.  O paver permeável permite a infiltração da água pelas suas superfícies, fazendo com que ela seja diretamente absorvida pelo solo ou transportada através de sistemas auxiliares de drenagens. Isso ajuda para que o sistema de drenagem urbana não fique tão sobrecarregado.        Outra vantagem bem atrativa do uso do paver permeável é que comparado aos outros tipos de pavimentações, ele apresenta baixo custo na sua instalação e na  manutenção - além dos dois processos serem realizados com bastante facilidade.  Temos um conteúdo exclusivo em nosso blog, abordando alguns outros benefícios em utilizar paver de concreto: clique aqui para conferir nosso texto na íntegra.     Agora que você já conhece um pouco mais sobre pavimentação e paver permeável, conte com quem entende do assunto! A equipe da Piramide Pré-moldados está à sua disposição para tirar todas as suas dúvidas e auxiliar na escolha dos melhores produtos para sua obra. Entre em contato agora mesmo e solicite seu orçamento.