27 de setembro de 2022

5 erros comuns na fabricação de blocos de concreto e pavers

Para que a fabricação de blocos de concreto e pavers seja feita da forma correta, precisa seguir os procedimentos adequados e atender às normas de fabricação, dessa forma os produtos serão produzidos com a qualidade necessária.

Para isso, é essencial conhecer os erros mais cometidos na produção, para que possam ser evitados. É através do reconhecimento das falhas que é possível identificá-las e corrigi-las. Caso procure uma empresa para fornecê-los, certifique-se que siga todas as recomendações abaixo.

Pensando nisso, nós, da Piramide Pré-moldados, preparamos este artigo para que você conheça os 5 erros comuns na fabricação de blocos de concreto e pavers. Confira!

Evite esses erros na fabricação de blocos de concreto e pavers

Conheça quais erros devem ser evitados na fabricação de blocos de concreto e pavers e garanta qualidade dos seus produtos, evitando prejuízos:

1. Não realizar os testes necessários

Existem ensaios descritos nas Normas brasileiras: NBRs 6136 para os blocos e  NBR 9781 para pavimentos de concreto. Eles determinam se o produto atende ou não aos requisitos mínimos necessários para um bom desempenho após a sua aplicação. 

Essas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) têm como objetivo regulamentar a produção e garantir a segurança das mais diversas obras. E para atestar que tenham todos os requisitos é preciso realizar uma série de testes em laboratórios especializados.

2. Não avaliar a qualidade durante a produção

Como mencionamos, para atestar que a produção atenda às normas da ABNT, são necessários testes laboratoriais para verificar as características e a qualidade das peças. No entanto, é possível identificar se as peças precisam de ajustes, antes dos resultados dos testes.

Alguns métodos permitem avaliar a qualidade durante a própria produção, como: testes dimensionais e análise visual da formação de estrias e da definição das arestas. 

3. Realizar o processo de cura de modo errado 

A cura, que trata-se do processo de hidratação do cimento, é essencial para que as peças atinjam a resistência e a qualidade ideais. Se esse processo não for realizado da maneira adequada, a água contida na mistura pode evaporar, o que gera as tão temidas trincas e fissuras, prejudicando o resultado.

O processo de cura do concreto pode ser feito por diferentes métodos, o que inclui molhagem com mangueira, cobertura com lona, bicos e ventiladores aspersores, cura a vapor, cura química e cura térmica.

4. Atuar com teor de umidade inadequado

Um dos fatores que contribuem para a boa densidade e, consequentemente, resistência dos artefatos é a quantidade correta de água na mistura. Algumas das características que podem ser avaliadas são a cor da mistura e o relevo da superfície, assim como o peso da peça — neste último caso logo após a extrusão. 

Caso o teor de umidade não seja adequado, o produto será prejudicado.

5. Utilizar aditivos de má qualidade

Os aditivos são extremamente importantes na fabricação de blocos de concreto e pavers. Eles são responsáveis por proporcionar trabalhabilidade à massa, o que facilita a compactação e aumenta a resistência da peça. Além disso, diminuem o desgaste do equipamento e aumentam a durabilidade dos moldes.

Sendo assim, na hora de escolher o aditivo, o produto precisa ser de qualidade. Não caia na cilada de escolher o mais barato. Pensar somente no valor e não levar em conta a eficácia, pode trazer transtornos mais tarde.

Esperamos que com essas dicas, fique mais fácil controlar a qualidade da fabricação de blocos de concreto e pavers e que você não cometa os erros mencionados no seu processo de produção. No caso de comprar esses produtos, procure uma empresa que siga todas as recomendações mencionadas.

Nós, da Piramide Pré-moldados, realizamos o processo de fabricação seguindo as diretrizes de controle de qualidade, garantindo eficiência para a sua obra.

Essas informações foram úteis? Para acessar mais conteúdos como esse, acesse outros textos em nosso blog e acompanhe nosso Facebook e Instagram.