Piso intertravado: tipos de cuidados e manutenção
Existe uma grande variedade de pisos no mercado, mas se tem um tipo que cada vez mais ganha destaque é o piso intertravado. É uma das soluções mais econômicas, práticas e sustentáveis para ser inserido em praças, calçadas, estacionamentos, ciclovias e vias públicas.
Mas, você sabe o que é piso intertravado e quais são todos os cuidados necessários para trabalhar com esse tipo de pavimento?
Se ainda não, fique tranquilo! Neste conteúdo, a Piramide irá te mostrar todos os detalhes sobre o assunto. Vamos lá? Continue a leitura!
O que é piso intertravado?
O piso intertravado, também conhecido como bloquetes e pavers, é uma peça pré-moldada de concreto feita em diferentes formas, cores e texturas.
A sua principal característica é o encaixe de uma peça com as outras, formando uma espécie de quebra-cabeça. Por conta disso, chama-se intertravado, pois os pavers são travados entre si.
O assentamento é simples, sendo feito apenas sobre uma camada de areia, ou seja, não é necessário utilizar cimento ou argamassa.
Diferença entre piso intertravado e paralelepípedo
Apesar da semelhança, o piso intertravado é diferente do paralelepípedo. As principais diferenças são a matéria-prima utilizada e o formato.
O paralalepípedo é fabricado com pedras, é retangular e a união das peças é feita com pedriscos. Já o piso intertravado é produzido com concreto e o assentamento é feito apenas com areia.
Inclusive, muitas cidades de diversos países estão substituindo o paralelepípedo pelo modelo intertravado, por conta da fácil instalação, sustentabilidade e alta durabilidade.
Tipos de piso intertravado
Há algumas formas diferentes de piso intertravado, porém o mais popular é o retangular. Todavia, existem outros tipos muito utilizados, sendo eles: raquete, hexagonal, dezesseis faces, trama, quadrado e grama.
Além do formato, também é possível encontrar uma variedade de cores, desde o cinza (mais popular), amarelo, grafite, vermelho, natural, terracota, verde e até preto.
Cuidados e manutenções do piso intertravado
A facilidade de manutenção é uma das principais vantagens de utilizar o piso intertravado. Por conta do paver ser encaixado a outro, é fácil de remover cada peça para realizar consertos ou reparos. Entretanto, existem alguns cuidados essenciais. Confira abaixo:
Instalação
Não há mistérios na instalação do piso intertravado, mas é importante que o profissional responsável tenha alguns cuidados de nivelamento (fazer todas as medições necessárias para execução do projeto), aplicação (executar de maneira correta) e travamento dos pisos (verificar se todos os blocos estão travados e fluídos para o tráfego de pessoas e veículos).
Limpeza
É normal acumular sujeira entre cada um e em cima dos blocos. A vantagem é que a limpeza pode ser feita de forma convencional, utilizando-se água, sabão e vassoura para esfregar todos os componentes indesejados.
Os jatos de água sob pressão podem ser utilizados, mas não devem ser direcionados verticalmente, pois corre o risco de remover a camada de areia da base e deslocar as peças. Assim, utilize o jato de forma inclinada e não direcione nas áreas de juntas.
Para limpar as manchas de gorduras e graxas, use um pano ou papel absorvente para limpar cada um dos blocos. Se quiser algo mais prático e rápido, uma boa opção é usar detergente concentrado, água quente e escova dura.
Também é imprescindível ficar atento ao controle da vegetação externa, principalmente com o surgimento de grama e ervas daninhas entre as juntas dos blocos. Faça a limpeza periódica.
Manutenção
A manutenção em si pode ser feita a cada seis meses ou anualmente. Isso vai depender das condições estéticas que se encontram os pavimentos intertravados.
Nesse sentido, é importante verificar o preenchimento das juntas de selagem, responsáveis pelo travamento dos pisos. Caso estejam vazias, prontamente busque preenchê-las com areia. Dessa forma, garantirá maior vida útil e resistência ao local que possui o material.
Gostou de entender o que é piso intertravado e quais são todos os seus cuidados necessários? É um tipo de pré-moldado durável, resistente, sustentável e com diferentes possibilidades estéticas.
Aproveite para conferir mais conteúdo em nosso blog e acompanhe a Piramide no Facebook e Instagram. Até a próxima!