06 de junho de 2022

Qual a diferença entre bloco estrutural e de vedação?

Bloco de concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil, devido à sua grande versatilidade e resistência. Mas existem diferentes tipos de usabilidades específicas. Você sabe qual a diferença entre bloco estrutural e de vedação? 

Além de saber diferenciar, é importante que você consiga escolher o ideal sem cometer erros, entendendo a usabilidade de cada tipo de bloco.

Pensando nisso, nós da Piramide, preparamos esse artigo, explicando as diferenças entre bloco estrutural e de vedação. Continue a leitura!

O que é bloco de vedação?

Os blocos de vedação podem ser de concreto ou cerâmica, são utilizados na alvenaria de vedação e servem para a estruturação convencional com ferro, aço, laje, pilares e vigas. Esses blocos são muito usados para fazer o fechamento de paredes , facilitando a passagem de tubulações e fios.

Entre as suas principais características, podemos citar que eles precisam ter  resistência mínima à compressão de 3,0 MPa, já que contam com armações, vigas e pilares para dar suporte na sustentação da estrutura da obra.

É importante ressaltar que não existe possibilidade de substituir a alvenaria estrutural pela alvenaria de vedação, pois, devido ao seu formato e especificações técnicas, a de vedação não é capaz de atuar com a função estrutural.

O que é bloco estrutural?

Os blocos estruturais também são feitos de cerâmica ou concreto, são utilizados na alvenaria estrutural e podem suportar mais do que seu próprio peso. 

Sua principal característica é que, em sua execução, não é necessário usar vigas e pilares. Ele atuará no lugar delas, adquirindo a função estrutural da obra, ou seja, sendo a sustentação.

Entre as opções mais comuns de sistemas construtivos que podem ser encontrados no mercado, são a estrutura de concreto armado e a estrutura de aço, que são preenchidas com paredes de alvenaria de vedação ou com a própria parede de alvenaria estrutural, feita com bloco estrutural.

É importante destacar que, com os blocos estruturais, os furos são feitos na vertical.

Diferença entre bloco estrutural e de vedação

Já explicamos o que é bloco estrutural e de vedação, agora vamos falar sobre a diferença:

Na alvenaria de vedação, normalmente são utilizados blocos de concreto classe C (3 a 4 MPa) e precisam suportar o próprio peso. Já na estrutural, são utilizados blocos de concreto classes A ou B (acima de 4 MPa), que além de suportar o próprio peso, ainda precisam suportar outras cargas.

Na alvenaria estrutural, os blocos além de servirem como divisórias de ambientes e espaços, respondem pela estrutura da edificação. Com isso, a responsabilidade é ainda maior, sendo assim, é importante conhecer bem o fornecedor e saber dos seus processos de controle de qualidade e suas garantias.

Já na alvenaria de vedação, os blocos fazem a divisão de ambientes e fechamento de paredes sem a responsabilidade de suportar cargas adicionais e, diferente da estrutural, a sustentação da estrutura é realizada por outros elementos estruturais, como vigas e pilares. 

Por isso, normalmente os blocos usados  na alvenaria de vedação têm mais opções de tamanhos, para conectarem as diferentes estruturas usadas.

Como fazer a escolha certa?

Agora que você já sabe a diferença entre bloco estrutural e de vedação, é importante entender como fazer a escolha entre os dois. Adquira blocos de concreto de fabricantes que atendam a NBR 6136 da ABNT.

Na alvenaria de vedação, existe mais liberdade quanto ao layout do projeto, o que torna possível fazer modificações até mesmo após a obra. Isso porque a estrutura conta com vigas e pilares que sustentam e não prejudicam a construção.

Já na alvenaria estrutural,isso não acontece, por isso, é indispensável um bom planejamento para que a obra fique exatamente como é esperada.

Quando for escolher o tipo de bloco, analise o tamanho do imóvel, principalmente a altura, pois de acordo com a Associação Brasileira de Cimento Portland, a maior economia, em geral, é obtida em edificações com até 15 pavimentos. 

Quando a altura da edificação ultrapassa esse patamar, as tensões de compressão chegam a triplicar na base do prédio devido às ações do vento na estrutura, fazendo com que haja a necessidade de grautear grande parte dos blocos na base do edifício. Sendo assim, o empreendimento pode ser inviável economicamente sendo necessário um estudo de viabilidade. 

Esses são os pontos principais a serem analisados na escolha entre bloco estrutural e de vedação, mas o ideal é consultar uma empresa especializada para ajudar a definir o melhor material para a sua obra. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!