09 de junho de 2020
Pavimento de Concreto está na lista de medidas anticíclicas
Diante da situação econômica que o país vem enfrentando após o surgimento da pandemia do novo coronavírus, medidas de prevenção e alternativas variáveis de economia estão sendo tomadas para tentar diminuir os impactos negativos da crise financeira no país. No texto de hoje vamos mostrar o que o pavimento de concreto tem a ver com essa história! Confira a seguir!Seminário na área da Construção Civil discute sobre a crise do Coronavírus
No dia 24 de março de 2020 - o Sebrae junto com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e a Ethos Soluções - promoveram um Webinar para tratar e acompanhar a crise desencadeada pela pandemia do Coronavírus (Covid19). O evento tratou de temas objetivos e operacionais, que o setor da construção civil necessitava discutir para poder enfrentar de forma direta e centrada esse problema. O tema do seminário em questão foi: Construção Civil em tempos de coronavírus. Um dos participantes do seminário foi Valter Frigieri, diretor de planejamento e mercado da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). Ele informou que o Programa Soluções para Cidades foi apresentado ao governo federal como uma forma de se tornar uma alternativa viável para o governo enfrentar a crise.O que é o projeto Soluções para Cidades?
Esse é um programa da Associação Brasileira de Cimento Portland, que recebeu apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). É um projeto de apoio aos municípios, que tem o objetivo de acelerar e qualificar o desenvolvimento urbano, através de projetos, parcerias e transmissão de conhecimento aos administradores municipais. Além disso, o foco do trabalho desse projeto é desenvolver áreas de habitação, saneamento, mobilidade em espaços públicos. O programa Soluções para Cidades promove o uso de soluções a base de cimento, apoiado em uma plataforma que congrega ferramentas de apoio e capacitação a técnicos e gestores públicos, articulação dos atores envolvidos na dinâmica urbana, sistematização e divulgação de práticas que possam inspirar novos modelos de desenvolvimento.Pavimento de concreto está na lista de medidas anticíclicas
O engenheiro e diretor de planejamento Valter Frigieri afirma que ‘’No pós-pandemia, vemos uma tendência de valorização dos recursos públicos, até pela escassez de dinheiro. Com isso, tendem a crescer os projetos de urbanização baseados em soluções mais duradouras e baratas com o pavimento de concreto.” E dessa forma o paver está entre as medidas anticíclicas a serem priorizadas no pós-pandemia, como forma de usar os recursos públicos para reduzir o impacto da pandemia do novo coronavírus. Existe uma grande expectativa de que o pavimento de concreto se expanda nos municípios e se fortaleça no rol de obras públicas que vierem a ser financiadas pelo governo federal. Lembrando que uma política econômica anticíclica consiste em conjunto de ações governamentais voltadas a impedir, sobrepujar ou minimizar os efeitos de um ciclo econômico. E um dos produtos que estão na lista dessas medidas anticíclicas é o pavimento de concreto. Por diversos motivos esse produto que apresenta uma solução duradoura e barata foi escolhido para ser priorizado pós-pandemia.Por que escolher o pavimento de concreto?
Não é a toa que o paver ganha cada vez mais espaço em obras, construções públicas, ruas, estacionamentos, residências, avenidas, calçadas, áreas externas e muitos outros locais. Uma peça de pavimento de concreto é pré-fabricada e na hora da montagem da construção, uma peça se encaixa na outra, através de um sistema conhecido como intertravamento.Vantagens em utilizar o pavimento de concreto:
- resistência;
- durabilidade;
- manutenção fácil e de baixo custo;
- fácil instalação;
- liberação imediata do tráfego na obra;
- personalização e design;
- segurança;
- menor consumo de energia no seu processo de fabricação;
- qualidade;