07 de dezembro de 2020

Construção civil em Florianópolis mostra crescimento após a crise

As consequências da pandemia do coronavírus afetaram praticamente todos os setores do país, e com a construção civil não foi diferente. Mas hoje, o assunto é positivo, vamos falar sobre a recuperação da construção civil em Florianópolis após um forte período de crise. Vamos entender um pouco mais sobre como isso vem acontecendo e quais são as tendências para o futuro do setor.  Boa leitura!   

Cenário da construção civil no país durante a pandemia

O ano de 2020 trazia expectativas promissoras para o setor da construção civil, mas infelizmente, com as consequências geradas pela pandemia do coronavírus, esse cenário mudou - assim como em todos os outros mercados - e as empresas se viram obrigadas a readaptar às novas condições de negócio.  As empresas que conseguiram de alguma forma se reinventar e adaptar suas atividades respeitando as novas condições de medidas de segurança contra a disseminação do coronavírus, sentiram um pouco menos os impactos negativos.  Também houve uma mudança brusca e significativa de comportamento dos usuários. Como a principal recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é o distanciamento social e respeitar o lema de ‘’fique em casa’’, as pessoas começaram a passar mais tempo dentro de suas casas e enxergar ela muito mais como um lar.  E essa mudança de comportamento e de rotina fez com que muitos percebessem que não estavam dando a atenção necessária às suas atividades e que talvez elas nem atendesse às suas reais necessidades.   

Construção civil em Florianópolis 

Com toda essas alterações de cenário, já é possível ver um crescimento no setor da construção civil em Florianópolis, após o momento de crise.  Segundo o novo presidente do Sindicato da Construção Civil em Florianópolis (Sinduscon), Marco Aurélio Alberton: “O setor tem caminhado para um cenário de expansão. Já houve a recuperação da pandemia. As empresas estão buscando inovação para melhorar a produtividade”, destaca Alberton. A construção civil conseguiu implementar as medidas de segurança no seu dia a dia de trabalho. Temos um conteúdo exclusivo em nosso blog, abordando algumas das medidas de segurança adotadas nos canteiros de obra: clique aqui para acessar o texto na íntegra.  O crescimento das vendas de imóveis e o crescimento do setor da construção civil de modo geral, surpreendeu positivamente o mercado. Existem muitos motivos para que isso esteja acontecendo, como, por exemplo:   Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela Brain Consultoria, aplicada nos três maiores municípios da Grande Florianópolis, apontou que no primeiro semestre de 2020, as vendas dos imóveis cresceu em mais de 85%, e os lançamentos de edifícios caíram em 56%. Ou seja, as construtoras tiveram a necessidade de acelerar o canteiro de obra para conseguir entregar novos projetos - para atender esse crescimento de demandas.   

Tendências e expectativas para o setor da construção civil 

Diante disso, foi preciso reavaliar quais serão as tendências no setor da construção civil e quais são as expectativas para o futuro. As transformações ainda são feitas de maneira gradual, por mais que a pandemia tenha acelerado alguns desses processos. Entre as principais tendências podemos apontar: Temos um conteúdo exclusivo em nosso blog, também falando sobre o setor da construção civil e esse momento de pandemia, neste texto abordamos o fato do mercado ser um modelo para a volta ao trabalho na pandemia. Para conferir na íntegra: clique aqui.    A construção civil em Florianópolis tende a crescer de forma sustentável, seja pelos reflexos da crise, pelo novo tipo de consumo ou pela sua relação com os espaços urbanos. O setor seguirá rumos que levaram a indústria a se manter em crescente, atendendo as novas necessidade dos usuários.  Se você tem interesse em acompanhar mais assuntos como esse relacionados a construção civil, siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades: Facebook e Instagram.