Concreto usinado: vantagens e desvantagens
Uma inovação que passou a fazer parte do dia a dia do mercado, porém muita gente só ouviu falar, o concreto usinado é produzido em uma central em que a dosagem dos materiais utilizados é feita de forma controlada e monitorada. O objetivo é de que a qualidade seja maior do que o concreto rodado em obra.
Também conhecido como concreto dosado em central (CDC), o concreto usinado é muito utilizado em grandes centros urbanos, onde o espaço físico e o volume necessário do material no canteiro de obras restringe a produção dentro da obra.
Os materiais e técnicas de trabalho podem ser os mais inovadores, mas para decidir se vale a pena usá-los em seu projeto, é necessário saber as vantagens e desvantagens desse tipo de material. Confira no texto.
Vantagens do concreto usinado
Entre as principais vantagens, podemos destacar:
1. Redução do número de trabalhadores na obra
O material requer menos pessoas no canteiro de obras para trabalhar durante a aplicação. Isso representa um ganho em qualquer cenário, pois se você trabalha com serviço terceirizado, pode reduzir a contratação. Se tem equipe própria, pode alocar os trabalhadores para outros projetos e ganhar tempo.
2. Maior agilidade e produtividade no canteiro de obras
Outra vantagem de ter menos pessoas no canteiro é a organização. Quanto menos gente, menos bagunça e maior agilidade a obra ganha.
3. Maior qualidade e custo-benefício
Além de garantir maior produtividade e melhor uso dos recursos, o concreto usinado tem uma função estrutural mais garantida. Afinal, a mistura é feita em ambiente industrial, com processos calculados e testados, o que faz muita diferença no nível de garantia sobre a capacidade estrutural adequada.
Desvantagens do concreto usinado
Já entre as desvantagens, estão:
- Preço relativamente maior do que o produzido em obra;
- Dependência da concreteira quanto à disponibilidade de entrega;
- Dependência da concreteira quanto aos materiais utilizados na dosagem;
- Se ocorrer atrasos na entrega, devido a imprevistos como trânsito e congestionamentos, a qualidade do concreto pode ficar comprometida;
- Impossibilidade ou dificuldade de trabalhar com pequenas quantidades do material.
Devido a essas desvantagens, essa opção é excluída rapidamente dos projetos de construção de pequeno porte, pois não compensa por conta do alto custo.
Como é a aplicação?
É essencial que tudo esteja pronto para receber o concreto no momento em que o caminhão betoneira chega no local. O caminhão pode despejar diretamente no local ou ainda utilizar um bomba hidráulica e lanças para conseguir alcançar espaços de difícil acesso.
De qualquer forma, uma equipe de pedreiros deve estar preparada para lançar o concreto e, com ajuda de vibradores, adensar o concreto para que não fique nenhum espaço sem preenchimento.
O concreto usinado é um grande diferencial quando se trata de qualidade. Por exemplo, uma aplicação com betoneiras, exigirá grande quantidade de mão de obra. E mesmo assim, ao fim da aplicação, provavelmente a área inicial já estará seca.
Ou seja, diferentes áreas da mesma laje terão curas em tempos diferentes e trincas provavelmente irão aparecer.
Durante o período de 7 dias, o local onde foi aplicado o material deve ser molhado no período da manhã e no fim da tarde, isso evitará que as temidas rachaduras apareçam.
Qual a diferença para o concreto feito na obra?
Uma das principais diferenças entre o concreto feito na obra e o usinado está na sua constituição. O concreto utiliza aditivos, que têm como finalidade a modificação de algumas propriedades ou conferir a ele qualidade para melhorar o seu comportamento.
O concreto usinado tem elevado controle tecnológico de qualidade, rigorosa pesagem dos materiais e tempo de mistura.
Ficou satisfeito com essas informações? Para receber mais conteúdos como esse, acesse o nosso blog e acompanhe nosso Facebook e Instagram.