16 de setembro de 2022

Como diminuir o desperdício de materiais no canteiro de obras

Quando alguma construção está em andamento, pode ocorrer o acúmulo de uma grande quantidade de entulhos e materiais não utilizados no canteiro de obras, o que causa danos ao meio ambiente, desperdícios e dificulta o trabalho que está sendo realizado.

A falta de planejamento e organização são alguns dos fatores que mais contribuem para esses desperdícios. Porém, com algumas ações e conscientização, é possível reduzir esse prejuízo, evitando a geração desses resíduos.

Confira algumas dicas para saber como evitar esses problemas no canteiro de obras. Continue a leitura!

Diminuindo o desperdício no canteiro de obras 

Algumas medidas podem auxiliar a diminuir desperdício dos materiais no local, tornando o projeto menos agressivo ao meio ambiente. Confira quais:

Tenha um planejamento

Planejamento é essencial para tudo. Antes de iniciar a obra, faça um levantamento, com o auxílio do engenheiro e outros profissionais envolvidos, obtendo o máximo de informações possível. Nesse levantamento, precisa estar descrito todos os materiais necessários, suas quantidades e as medidas exatas do projeto.

Defina o orçamento para a compra desses produtos, ele servirá como um indicador a mais de gastos excessivos na obra, no entanto, não abra mão da qualidade para economizar.

Mantenha a organização

Otimize a organização e distribuição física do canteiro de obras, dessa forma o deslocamento de pessoas e matéria prima será menor. É importante manter o local limpo e organizado, isso garante o bom andamento do trabalho e evita desperdícios.

Outro ponto importante para a organização é o armazenamento dos materiais. É fundamental prestar atenção à sensibilidade de cada um, protegendo-os de fatores climáticos, como chuva e exposição excessiva ao sol, que podem causar danos. Se puder, mantenha-os armazenados o mais próximo possível da obra e utilize carrinhos de mão para o seu deslocamento.

O ideal é que esses produtos não sejam comprados com muita antecedência. Faça um cronograma com as datas em que precisará utilizá-los e administre para que sejam recebidos quando forem realmente necessários.

Prefira materiais sustentáveis 

E falando em materiais, prefira opções sustentáveis. O reaproveitamento de determinados produtos pode ser uma boa opção, tal como pedras, revestimentos, móveis de madeira rústica, ajudam na redução do preço final.

Separe os resíduos

Assim como em nossas tarefas diárias, separar os resíduos por categorias também é muito importante na construção civil. É possível realizar essa divisão por três categorias diferentes. Começando pela alvenaria, em que se inclui: pedras, argamassa, concreto, entre outros.

A próxima categoria em que é possível realizar a separação de resíduos, consiste nos materiais reciclados, como: plásticos, vidros, papéis, aço, madeira e papelões.

Na terceira categoria, está incluído apenas o gesso, que é um material mais complexo e que necessita de uma atenção especial. E na última categoria, estão todos os tipos de produtos químicos usados em uma obra, como: óleos, tintas, solventes, entre outros.

O processo de reciclagem desses itens, assim como seu uso, se tornam mais fáceis quando esse tipo de separação é feita. Já os materiais que não se encaixam em nenhuma dessas categorias, vão para a coleta comum.

Acompanhe os processos

Se não houver acompanhamento de todos os processos mencionados, as medidas adotadas não serão eficazes. Visite o canteiro de obras com frequência e faça vistorias. É importante verificar constantemente se os materiais estão sendo utilizados corretamente.

Para que essas ações para evitar o desperdício no canteiro de obras sejam realmente efetivas, é preciso transformá-las em hábitos. Periodicamente, implemente melhorias, pense em novas ideias e incentive os colaboradores a fazer o mesmo.

O que achou desse conteúdo? Ficou clara a importância de criar bons hábitos durante a realização do projeto? Para mais dicas como essas, continue lendo nosso blog e siga nosso Facebook e Instagram.