24 de abril de 2020

Como a China construiu um hospital em 10 dias?

A pandemia do Coronavírus que se instalou no Brasil e no mundo nos últimos meses causou um alerta na sociedade. Para evitar a proliferação do vírus foi necessário o isolamento social, em que todos precisam ficar em suas casas. Porém, nesse período, o que chamou atenção foi a construção de um hospital em tempo recorde na China. Por isso, nosso texto hoje explica para você como a China construiu um hospital em 10 dias. Confira! 

Epicentro do Coronavírus: china construiu um hospital em 10 dias  

A cidade de Wuhan, na China, foi o local onde houve os primeiros casos do novo COVID-19. Nesses meses, o país já registrou mais de 83 mil casos e mais de 3 mil mortes. Desde dezembro, mês em que o primeiro caso foi confirmado, o número de pessoas infectadas com o vírus aumentou significativamente a cada dia.  Portanto, um dos principais questionamentos nesse período foi: como conseguir suportar a quantidade de pessoas contaminadas e como realizar um tratamento especializado para cura. Mesmo sendo um país com a economia sempre em crescimento e com boas condições de estrutura para saúde, o número de hospitais existentes não conseguiram suportar a demanda.  Por isso, o país surpreendeu ao anunciar a construção de mil leitos para o tratamento específico do Coronavírus num período muito curto. Em outros países, a obra duraria alguns meses, porém a China construiu um hospital em 10 dias. O empreendimento inaugurado em 3 de fevereiro de 2020, conta com 34 mil metros quadrados e mais de 1 mil pessoas ajudaram na construção. 

Houshenshan: o hospital erguido com pouco mais de 1 semana! 

O hospital construído em 10 dias na China tem o nome de Houshenshan.  A obra iniciada do zero, contou com dezenas de tratores e colaboradores trabalhando dia e noite para a entrega do mesmo em tempo recorde. Toda a construção pôde ser acompanhada pelas pessoas em tempo real. No total, mais de 40 milhões de espectadores assistiram à obra do hospital, conforme dados da rede de televisão BBC.  A construção do hospital Houshenshan foi de acordo com o modelo adotado em 2003, para obra do hospital Xiaotangshan, erguido em apenas uma semana, em Pequim, para cuidar de pacientes da pandemia de Sars. Na obra do novo COVID-19,  cerca de 12 mil pessoas já foram tratadas.  

Peças pré-fabricadas: o segredo para construção do hospital  

Para construir um hospital em 10 dias, o governo chinês investiu no uso dos pré-fabricados. Como sabemos, as peças por chegarem prontas aos canteiros de obras, permitem uma entrega mais rápida da construção. Além disso, para assentamento das mesmas, elas são encaixadas umas nas outras, sem a necessidade do uso do concreto, comuns as construções que utilizem outro tipo de material, como, por exemplo, o tijolo.   Para erguer o hospital, foram utilizadas peças metálicas pré-fabricadas unidas somente por parafusos. Com elas é possível construir um andar por dia. Como a obra é temporária, esse fator é fundamental, já que com facilidade o hospital consegue ser desmontado. Nesse caso, foi necessário apenas acrescentar as fachadas e demais blocos internos que vieram montados com as janelas e instalações A técnica de utilizar os pré-fabricados nas obras não é uma novidade no ocidente, o produto faz parte das edificações desde as décadas de 60 e 70, em que foi preciso reerguer alguns países que estiveram em guerra durante o período. 

Principais vantagens dos pré-fabricados 

Entre os benefícios mais conhecidos das peças pré-fabricadas temos a diminuição do tempo de execução da obra, que chega até 40% a menos. Porém, existem diversas outras vantagens como:  Melhor qualidade: para fabricação das peças é utilizada alta tecnologia, como consequência temos um produto de melhor qualidade, que permite uma durabilidade significativa das peças.  Preservação do meio ambiente: a preocupação com a sustentabilidade está presente no nosso dia a dia, por isso contar com um produto que assegure a sustentabilidade é um diferencial. Essa é mais uma característica dos pré-fabricados: os materiais usados na sua produção são menos agressivos ao meio ambiente e, além disso, recicláveis.  Menos desperdício: o menor desperdício de materiais é outra vantagem dos pré-fabricados. Com eles, na etapa final da obra, não restam muitos peças, comuns aos outros produtos. Gostou desse conteúdo? Para acompanhar mais temas como esse e conhecer em detalhes os produtos Piramide, entre no nosso site e confira as novidades.