19 de dezembro de 2022

Piso de concreto permeável: quais as vantagens?

Na hora de investir na pavimentação de calçadas, quadras e outros espaços particulares ou públicos, você pode ser confrontado com uma opção de escolha que pode influenciar, em muito, o resultado final da sua obra. Piso de concreto permeável ou não?

Muitas vezes esteticamente similares, em sua construção o piso permeável, chamado também de drenante, tem como principal vantagem a sua capacidade de permitir a passagem da chuva, evitando assim o acúmulo de água e a impermeabilização do solo, problema que faz parte do contínuo e acelerado processo de crescimento urbano em que vivemos.   

Para ajudar você nessa decisão, e trazer mais algumas informações sobre as vantagens desse tipo de piso de concreto, nossa equipe reuniu aqui alguns detalhes sobre esse material. Confira!  

Os problemas da impermeabilização do solo

A impermeabilização do solo é a perda ou retirada da capacidade do solo de absorver água. Esse processo, naturalmente, faz parte da urbanização, e a maioria das pessoas nem pensa sobre como ele acontece e seus possíveis impactos.

Para fazermos um comparativo, em áreas de floresta o índice de infiltração de água no solo gira em torno de 80% a 90%, enquanto em um grande centro urbano, com asfalto e prédios, esse número cai para preocupantes 10%.

Em dias de sol esses números exercem pouco impacto mas, quando a chuva cai, a água em excesso simplesmente busca a forma mais fácil de escorrer ou se acumular, gerando verdadeiros rios por cima das ruas e alagamentos que podem trazer milhões de reais em prejuízo, a destruição de bens públicos e privados e, em casos mais graves, a perda de vidas.

Para reduzir esse problema crescente, os pavimentos drenantes, como a Pedra Holandesa da Pirâmide Pré-moldados, foram desenvolvidos como uma forma ecológica e correta de calçamento.  

Eliminação das “bocas de lobo”

Com a possibilidade da absorção de água diretamente pelo solo, os projetos com piso de concreto permeável diminuem a necessidade de utilizar “bocas de lobo”, ralos e dutos subterrâneos que encarecem o projeto, além de prejudicar o visual.

Com o devido planejamento, a água filtrada brutalmente pelo pavimento e sua base de areia ou pó de pedra, pode também ser captada, armazenada e reaproveitada para uma variedade de usos.

Conforto térmico

As pedras granuladas usadas no piso de concreto drenante ajudam a reduzir a temperatura da superfície em até 7º C se comparado, por exemplo, com o asfalto e outras coberturas de selagem total.

Por esse motivo, o piso drenante é uma das melhores escolhas para o revestimento de áreas externas, como o entorno de piscinas e caminhos de jardim, onde a circulação de pessoas é mais constante. 

A segurança e praticidade de um piso de concreto drenante são fortes diferenciais.

Segurança

A forma de construção do piso de concreto permeável faz com que ele também seja antiderrapante, evitando assim escorregões, quedas e outros tipos de acidentes.

Além disso, por conta da porosidade, o piso drenante não acumula lama e nem água, garantindo a segurança e conforto dos seus usuários.

Resistência

Com três opções de altura, 6 cm, 8 cm e 10 cm, os pavimentos permeáveis possuem 20 MPa de resistência à compressão, podendo ser configurados de acordo com o tipo de tráfego e uso do local.

Economia

Além de todas as vantagens estéticas e ecológicas presentes na aplicação de um piso de concreto permeável, a escolha desse tipo de material também influencia, positivamente, na economia da sua obra.

Sendo instalado sobre uma camada de areia ou pó de pedra, o pavimento dispensa o contrapiso, argamassa e rejunte, economizando material e otimizando a finalização de um projeto particular ou de um cliente.

Conseguiu, com a ajuda deste artigo, definir qual o tipo de material será escolhido para a cobertura e pavimentação de sua obra? Venha conversar com a nossa equipe e não deixe de conferir o nosso site para conhecer o catálogo completo de produtos de concreto da Pìrâmide Pré-Moldados. Estamos te esperando!