O texto de hoje trata sobre os blocos de concreto, mas de uma forma diferente, já no estágio de finalização da construção. Vamos explicar em 7 passos como é possível pintar os blocos de concreto. Essas dicas são válidas tanto para o uso do produto em áreas internas, externas ou até mesmo na decoração da casa!
7 passos para pintar os blocos de concreto
Provavelmente você deve estar se perguntando: é possível pintar os blocos de concreto? A resposta é sim, e essa estratégia de pintura traz grandes benefícios para a finalização da obra. Ela ajuda a selar os blocos e impedir a infiltração de umidade nas paredes, evitando assim a deterioração e diminuindo a frequência com que você precisará realizar manutenções na construção. Além, é claro, de ter o diferencial de personalizar a cor das paredes, deixando o ambiente mais harmônico e com uma aparência mais bem arrojada.
1. Limpeza dos blocos de concreto
Toda construção acaba gerando algum tipo de sujeira, por isso é importante que a limpeza seja realizada antes da pintura. Ela deve ser leve ou pesada, de acordo com a situação da obra. Além disso, a limpeza pode ser feita com uma escovinha e um produto específico para alvenaria. E caso seu bloco já seja pintado, você precisa usar uma espátula para retirar o máximo que conseguir da tinta atual.
2. Segunda etapa da limpeza dos blocos
É preciso que os blocos estejam limpos e secos para iniciar a segunda etapa da limpeza, que se resume em lavar os blocos de concreto. Você pode utilizar uma mangueira de alta pressão ou uma mangueira comum para remover a sujeira ainda presente. Após esse processo, deixe os blocos secarem por volta de quatro horas. É muito importante que eles sequem totalmente para iniciar o próximo passo.
3. Correção de imperfeições
Após a secagem dos blocos - quando necessário - é indicado fazer o reparo de algumas imperfeições das peças. Essa correção pode ser realizada com massa de calafetagem de poliuretano - em que é possível encontrar nos materiais de construção. Encontre rachaduras, buracos ou qualquer outra imperfeição e aplique a massa com seu próprio tubinho. Após a aplicação, passe uma lâmina para deixar a massa uniforme com a peça.
4. Aplicação do primer
O próximo passo para pintar os blocos de concreto é o uso do primer, ele é indicado para blocos de concreto e vai preencher todos os poros, rachaduras e neutralizar o pH do material. Você deve aplicar uma camada de primer com um rolo de tinta. E caso queira pintar os blocos de uma outra cor, é recomendado passar só uma demão. Já caso queira deixar da sua cor natural, aplique duas demãos. Dica importante! Deixe o primer secar por aproximadamente 24 horas.
5. Escolhendo a tinta
A tinta escolhida para pintar os blocos de concreto devem ser de boa qualidade, precisa ser uma tinta resistente e durável. A tinta látex acrílica é a mais indicada, pois tem uma boa aplicação no material. Mas antes disso, é preciso medir o espaço para saber a quantia de tinta que você vai precisar - lembrando que é sempre bom comprar um pouquinho a mais que o necessário para garantir uma reserva.
6. Prepare o local
O próximo passo para pintar os blocos de concreto é preparar o local que vai receber a tinta. Deixe o ambiente o mais arejado possível, proteja o piso e outras superfícies para que não haja manchas de respingos de tintas. Utilize papelão, jornal, toalhas, o que ficar melhor para a proteção das outras peças. Além disso, utilize roupas apropriadas e separe seus materiais para não faltar nada durante o processo de pintura.
7. Hora de pintar os blocos de concreto
Com tudo pronto, é hora de começar a pintura dos blocos de concreto. Comece com uma camada uniforme e não se preocupe se houver falhas, a segunda demão cobre as imperfeições. Pinte sempre na vertical e não passe o rolo duas vezes no mesmo local - a tinta demora mais para secar e pode manchar. Deixe a primeira demão secar por 12 e 18 horas e só após esse período passe a segunda demão de tinta. Após a segunda camada, aguarde 24 horas para a secagem por completo. Agora que você já sabe como pintar os blocos de concreto, é hora de colocar as dicas em ação. Gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro das novidades da construção civil? Siga a Piramide nas redes sociais: Facebook e Instagram. Lá você confere muitos outros conteúdos como este.