13 de março de 2019
Dicas incríveis para a utilização de pavers em residências
Primeiramente, precisamos saber que, independente da finalidade do paver - se uso doméstico ou comercial - esse tipo de pavimento deve ser funcional e oferecer segurança. O tradicional paver também é conhecido, Brasil afora, por diferentes nomes, exemplo: bloquetes, pavimentos drenantes, pisos intertravados e pavers de concreto. Findando os anos 70, o artefato pré-fabricado de concreto se tornou popular. A sua participação em obras civis observava-se cada vez mais frequente, sobretudo, quando o projeto contemplava a pavimentação de áreas externas. O paver, devido à sua praticidade, sustentabilidade e economia - tem substituído com êxito outros materiais tradicionais que sempre integraram projetos de engenharia e arquitetura. O paver já superou - e muito - o famoso paralelepípedo, sendo encontrado frequentemente em parques, praças, estacionamentos e vias públicas de relativo acesso. A utilização do piso intertravado em áreas externas de residência é outro grande destaque da peça.As vantagens em sua utilização são inúmeras, vejamos algumas:
- Após a aplicação do paver, a área é liberada para tráfego rapidamente;
- A instalação do paver não requer mão de obra qualificada, a sua montagem é relativamente fácil e intuitiva;
- Devido ao seu método de aplicação, apresenta alto conforto de rolamento;
- O paver é ideal para cadeirantes e pessoas com déficit visual;
- Evita poças e bolsões d´água;
- Possibilita a personalização (paginação) de áreas em função da sua diversidade de formas e cores.
Especificações ideais dos pavers
Para cada tipo de projeto ou finalidade de aplicação, temos uma especificação diferente de peça. Largura, comprimento, altura e formato - além de dados, como: resistência mecânica, porosidade, etc. - são informações necessárias que engenheiros e arquitetos avaliam na hora de escolher o tipo de piso para a sua obra. Para não tomarmos sustos, os valores ideais para compressão são: Resistência à compressão: fbk deve ser maior que 35 MPa Espessura das peças de concreto (PCA - 1984)- 60 mm para tráfego leve (veículos em geral e pedestres);
- 80 mm para tráfego de veículos pesados (ônibus e caminhões);
- 100 mm para tráfegos intenso e muito pesado (portos e aeroportos).
Segurança
É sempre necessário avaliar, para que não haja equívoco na escolha, o grau de aspereza ou rugosidade do piso. Vale lembrar que pessoas com dificuldades de locomoção e/ou faixa de idade avançada circularão pelo local. Por isso, é importante frisar que existe uma classificação específica para definir o tipo de paver ideal a ser empregado na construção do piso: Coeficiente de Atrito (CA). Obedecendo à classificação, você minimiza o perigo de acidentes e, ainda, valoriza o seu imóvel. Vamos a ela:- Rampas e aclives - CA maior ou igual a 0,75
- Garagens e escadas - CA igual a 0,4